A bicicletaria certa para você tem oferta vasta de produtos e profissionais de confiança.
Entrar em uma loja de bikes é querer todos os acessórios, ficar sonhando com a próxima bike que você vai comprar (ou aquela que gostaria de ter!), e observar atento enquanto os mecânicos trabalham – sempre dá pra aprender alguma coisa e ganhar um degrau na escala da autossuficiência mecânica. Mas como escolher uma bicicletaria?
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Muitas vezes, bicicletarias são lugares híbridos: a maioria das lojas oferece venda de bicicletas e peças e serviços mecânicos. Muitas misturam a loja com outras coisas como restaurantes, cafés e bares.
Para escolher uma boa loja para chamar de sua, o principal quesito é a reputação do lugar. É legal saber quem são os donos da loja, há quanto tempo ela existe e qual sua proposta.
“No caso de compra de bicicletas, também é bom saber se a loja presta com excelência o serviço de bike fit e se ele está ou não incluído no preço da venda. Verifique também se a loja tem uma oficina consagrada para dar o pós venda e um bom atendimento”, diz Cleber Anderson, proprietário da Anderson Cycle Roots, em São Paulo.
Investigue qual a tradição do estabelecimento, e prefira lojas conhecidas e confiáveis, com boas resenhas na internet. Veja se nas resenhas os clientes receberam o que pediram, no tamanho certo e dentro do tempo prometido. Cuidado com fornecedores desconhecidos ou que tenham muitas reclamações online. Que tipos de bike e que marcas são vendidas na loja? Essas marcas têm boa reputação? “No site já dá para ver se a loja tem os produtos que você procura, e testar a velocidade de resposta a uma solicitação sua”, sugere Cleber.
MAS COMO SABER A QUE LOJA IR?
Algumas lojas são especializadas em speed, outras em MTB, e algumas em mobilidade urbana. Há também lojas que oferecem um mix, com bicicletas e acessórios de todas as modalidades. É sempre interessante escolher lojas que são administradas por ciclistas, pois eles poderão te ajudar melhor a levar o produto que é ideal para você – na maioria das vezes elas são.
“Para escolher uma bicicletaria, é importante procurar um lugar de confiança, tanto para comprar bicicletas e componentes quanto para, principalmente, mexerem na sua bicicleta”, diz Talita Noguchi, proprietária do Bar e Bicicletaria Las Magrelas, em São Paulo.
Reunimos algumas ideias que podem te ajudar a encontrar a loja (ou lojas!) de que você mais gosta – e onde a sua bicicleta vai ser mais bem tratada.
COMO ESCOLHER UMA BICICLETARIA
Fique atento a alguns pontos:
- Os funcionários devem primeiro tentar resolver o problema, para só depois sugerir a venda de uma peça substituta.
- Procure recomendações com amigos ciclistas, blogs e comunidades na sua cidade.
- A loja deve ter uma boa gama de produtos e acessórios para bike em oferta. Lojas com uma seleção muito pequena acabaram de abrir ou vão fechar em breve. É bom ter opções.
- É melhor que haja mais de um mecânico trabalhando, para que os serviços sejam feitos com mais rapidez e eles possam trocar opiniões entre eles ao encontrarem dificuldades em um procedimento.
- Os funcionários devem ser simpáticos e bem dispostos – você não quer sua bike nas mãos de alguém que não queria nem estar lá.
- Os mecânicos devem explicar as coisas de um jeito que você entenda para que você possa tomar uma decisão.
- Os consertos devem ser feitos em um período de tempo razoável e que atenda suas necessidades.
- A loja deve ter horários de funcionamento que façam sentido para você – se não for possível passar lá antes ou depois do seu horário de trabalho, melhor procurar outro estabelecimento.
- Na hora de devolver a bicicleta, o próprio funcionário sugere que você dê uma volta com ela no quarteirão para ver se ficou tudo OK ou ainda tem algo te incomodando.
O QUE É MELHOR EVITAR
“É melhor desconfiar de lojas que tenham apenas e-commerce, sem estrutura de pós-venda e sem uma loja física consistente”, diz Cleber. “E se você é leigo no assunto, não compre de jeito nenhum uma bicicleta pela internet, por mais atrativo que seja o negócio”.
Fuja de:
- 1. Mecânicos impacientes e que não estão dispostos a tirar suas dúvidas.
- 2. Lojas que têm apenas produtos muito caros à venda – se você não pode comprá-los, eles nunca vão servir para você.
- 3. Lojas que não te pedem um telefone de contato – eles precisam conseguir te encontrar caso surja algum imprevisto.