A escolha das roupas adequadas influencia performance e conforto em qualquer estilo de pedal.
Como em qualquer esporte, a roupa que você escolhe para pedalar vai influenciar a eficiência do seu movimento, sua velocidade e conforto.
Cada aspecto da vestimenta cumpre um papel na hora de pedalar, e escolher o traje certo pode ajudar a garantir um pedal suave – ou criar um incômodo difícil de superar. Veja quais são as roupas de ciclismo mais adequadas para cada modalidade.
>> Conheça a loja Bikehub!
Roupas de ciclismo
“É importante levar em consideração a qualidade do tecido, o corte e a modelagem das peças”, diz Hudson Neris, representante de marketing da ERT Cycle Sport, tradicional empresa de uniformes responsável também pela fabricação da linha Bikehub de vestuário.
Além disso, o tecido das roupas pode receber diferentes tratamentos, que acrescentam qualidade e durabilidade ao produto. “Prefira tecidos que oferecem proteção UV contra os raios solares e tenham uma camada bactericida, que ajuda a combater odor e manchas no tecido”, explica.
Separamos algumas dicas para você saber que roupa escolher na hora de pedalar. Confira!
Speed/estrada
Quem pedala na estrada tem a velocidade e a cadência como objetivos. Por isso, é importante usar roupas que diminuam o atrito com o ar e deixem o conjunto ciclista + bicicleta o mais compacto possível.
O “uniforme” do ciclista de estrada é feito de lycra e colado à pele. A primeira peça é o bretelle, uma espécie de shorts acolchoado com suspensório, usado sem roupa íntima.
Por cima dele o ciclista veste a jersey, a camisa de ciclismo que conta com zíper na frente e bolsos atrás (onde você pode levar uma barrinha, gel ou ferramentas, por exemplo).
Você também pode optar por uma combinação mais simples de jersey e shorts – também com forro almofadado.
Como a roupa do ciclismo de estrada é colada ao corpo, é importante tirá-la o quanto antes quando o pedal acabar, para não prolongar o contato com bactérias nem suor.
Escolhendo uma jersey
Ao escolher uma jersey, preste atenção a alguns detalhes que podem ser interessantes. Uma gola levemente alta protege a nuca da exposição ao sol. A parte traseira levemente mais longa oferece mais cobertura das costas.
Um bom corte nas mangas permite o movimento amplo dos braços (para segurar no selim sem que a manga “puxe”). Detalhes refletivos aumentam a visibilidade do ciclista e a segurança do pedal.
Atenção aos pés
As sapatilhas com sistema de encaixe nos pedais também são um item fundamental. Além disso, também é comum usar luvas para proteger as mãos. Manguitos e pernitos, extensões removíveis para braços e pernas, são ideais para o começo do treino, quando o corpo ainda está frio, e dão aquele up na temperatura sem a necessidade de levar um casaco.
Febre no mundo do ciclismo de estrada, as meias próprias para ciclismo têm tecido respirável e comprimento que chega no meio da canela.
Dias de chuva ou frio
Para pedalar na chuva ou em dias de frio, um corta-vento ou capa de chuva específicos para ciclismo fazem toda a diferença. Para escolher um modelo, pense no estilo do seu pedal – você vai passar por lugares muito frios? Há previsão de chuva? Escolha sua proteção de acordo com a situação, para conseguir ajustar melhor a temperatura do corpo.
Lembre-se de que seu corpo vai aquecer assim que você começar a pedalar – é melhor sair de casa com um casaco leve e passar um pouco de frio no começo do percurso do que ter que carregar um casaco pesado para não passar calor.
Mountain Bike
Quem pedala em meio à natureza precisa estar bem protegido. Geralmente, os trajes feitos para o mountain bike são feitos de tecidos mais resistentes e muitas vezes têm mangas longas, para proteger o ciclista da abrasão de galhos e outros elementos.
As bermudas têm cortes que permitem movimentos amplos, muitas vezes também coladas ao corpo, para evitar assaduras. O capacete é fechado ou “full-face”, também para evitar que o rosto entre em contato com galhos ou plantas no meio do caminho.
Nos pés, se você não vai usar sapatilhas, deve escolher um tênis resistente e com solado aderente, com tração suficiente para andar na trilha se for preciso.
Em trilhas muito fechadas, também é recomendado usar óculos protetores.
No pedal urbano
Para pedalar na cidade, o ideal é investir em roupas confortáveis e versáteis, de cores claras ou chamativas, que sejam respiráveis e não guardem tanto cheiro se tiverem que ficar guardadas em um armário ou na sua mochila o dia todo.
Se você usa a bicicleta para ir para o trabalho, experimente fazer um mix entre roupas sociais e roupas “de pedal”. Uma boa estratégia é usar a parte de baixo com a qual você vai passar o dia, e trocar a parte de cima chegando no escritório. Existem marcas que fazem roupas “sociais” para pedalar, ou seja, roupas que você usa no escritório sem necessariamente parecer um ciclista.
A vertente “cycle chic” aposta em um visual mais arrumado, em que peças sociais são amplamente usadas para pedalar. Neste caso, o mais indicado é escolher uma rota sem muitas subidas e manter uma velocidade um pouco mais baixa, para não desmontar o look com muito suor.
Em cicloviagens
Para pegar estrada de bike, é bom escolher roupas de cores claras e chamativas, que aumentam a visibilidade e a segurança. O ideal é optar por tecidos sintéticos, que aguentem vários dias de suor seguidos sem reter muito cheiro ou umidade – assim você viaja levando menos peças e menos peso.
Se conseguir, leve apenas uma muda de roupa para pedalar e uma muda de roupa casual, que pode ser também a que você vai usar para dormir.
Apesar de tentadoras no calor, regatas podem não ser a melhor opção por deixar o corpo muito exposto ao sol, o que pode custar caro quando passamos horas a fio pedalando.
No triathlon
Para participar de um triathlon, é necessário escolher a roupa com precisão. Ela precisa ser versátil e flexível, capaz de performar bem em ambientes diferentes.
Uma das opções é um macaquinho que pode ser vestido tanto na natação quanto no pedal e na corrida. Se o atleta escolher vestir o mesmo traje durante as três provas, deve optar por um modelo que seja altamente respirável, para eliminar a água rapidamente, e sem bolsos, para não causar tração durante a natação.
Outra opção é usar a combinação top + bermuda, que possibilita o uso de um traje mais apropriado para o ciclismo na hora de pedalar. De qualquer forma, é importante estar atento ao tecido, que não pode reter água nem causar assaduras. Experimente diferentes opções e veja o que funciona melhor para você.