Conheça os tipos de válvula de pneus de bicicleta, suas vantagens e desvantagens.
Você já deve ter reparado que existem dois tipos de válvulas de pneus de bicicletas: as de bico fino e as de bico grosso. Os modelos Schrader (de bico grosso) e Presta (de bico fino) são mesmo os principais tipos em uso no Brasil.
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Cada modelo tem vantagens e desvantagens, e a escolha de um ou de outro se dá principalmente por fatores de preferência pessoal, tipos de bicicleta e especificações ou até mesmo conveniência.
O mais importante é saber qual tipo você usa e estar preparado com bons equipamentos e uma bomba adequada (mais sobre elas abaixo).
![Tipos de válvula de pneu de bicicleta](https://bikehub.signo.dev.br/blog/wp-content/uploads/2020/09/valvulas.jpg)
TIPOS DE VÁLVULA DE PNEUS DE BICICLETA
VÁLVULA SCHRADER OU BICO GROSSO
![Tipos de válvula de pneu de bicicleta: válvula Schrader](https://bikehub.signo.dev.br/blog/wp-content/uploads/2020/09/Screen-Shot-2020-09-04-at-11.46.09.png)
- – Mais antiga, é mais resistente e menos propensa a dar problemas do que a Presta.
- – Seu sistema de vedação se baseia em uma mola interna, que afunda para dar passagem ao ar (aquele pininho no centro da válvula).
- – Oferece calibragem menos precisa do que a Presta.
- – É mais difícil de encher na mão e mais propensa a vazamentos (manter a válvula tampada pode ajudar com esse problema).
- – Muito comum no MTB.
- – Bem similar às usadas em automóveis, é compatível com bombas de posto de gasolina.
(IMPORTANTE: As bombas de postos de gasolina muitas vezes fazem pressão demais para depois desinflar e atingir o PSI desejado, o que pode ser nocivo para a sua câmara ou pneu).
VÁLVULA PRESTA OU BICO FINO
![Tipos de válvula de pneu de bicicleta: válvula Presta](https://bikehub.signo.dev.br/blog/wp-content/uploads/2020/09/Screen-Shot-2020-09-04-at-11.44.59.png)
- – Mais moderna, mais fina e um pouco mais leve, foi criada especialmente para câmaras de bicicletas. É a mais encontrada em bikes de estrada e bikes de alto nível.
- – Mais precisa do que a válvula Schrader, por ter um sistema em que o próprio ar dentro da câmara fecha a saída. Este sistema também facilita o enchimento manual, já que a bomba não tem que lutar contra a pressão interna.
- – O lado negativo do sistema da entrada é sua fragilidade: é comum entortar a parte móvel, o que muitas vezes não tem solução. Tenha cuidado redobrado ao encher uma válvula Presta com uma bomba manual.
- – Para encher no posto, precisa de um adaptador (muito pequeno, que pode ser deixado sempre acoplado à válvula, para evitar imprevistos). Você tem que tirar o adaptador, abrir a tampinha da válvula, recolocar o adaptador e então encher o pneu.
TIPOS DE BOMBA:
As bombas de ar para bicicleta dividem-se em algumas categorias: Podem ser bombas de chão (ou de pé) ou de mão, podem ou não ter um manômetro e podem ou não ser bombas “inteligentes”.
![](https://bikehub.signo.dev.br/blog/wp-content/uploads/2020/09/bomba-pe.jpeg)
Bombas com manômetro (indicador digital ou analógico da pressão) ajudam a obter uma calibragem mais precisa, exatamente dentro das especificações que o pneu traz e de acordo com o terreno e seu gosto pessoal.
Já as bombas sem manômetro não têm indicador de PSI, ou seja, você vai ter que sentir na mão (e pedalando) se a calibragem está boa.
Tente sentir o pneu nas mãos quando tiver a oportunidade de calibrar com manômetro, para ter a referência de quão duro o pneu deve estar quando precisar calibrar SEM o manômetro.
![](https://bikehub.signo.dev.br/blog/wp-content/uploads/2020/09/Screen-Shot-2020-09-04-at-11.49.43.png)
A maioria das bombas de mão não tem manômetro, por isso são mais indicadas para emergências, como quando o pneu fura na rua ou na trilha. Para quem pedala bastante, o ideal é encher os pneus da bike uma vez por semana, com uma bomba com manômetro.
BOMBA INTELIGENTE
As chamadas “bombas inteligentes” são bombas que enchem tanto a válvula Presta quanto a válvula Schrader, sem necessidade de adaptação. Elas têm entradas separadas para cada tipo de válvula, ou uma única que funciona com os dois tipos.
![](https://bikehub.signo.dev.br/blog/wp-content/uploads/2020/09/Screen-Shot-2020-09-04-at-11.54.03.png)
Bombas mais simples têm um bico só, que pode funcionar apenas para um tipo de válvula ou serem “adaptáveis” para os dois tipos. Com estas, é preciso desrosquear e inverter a ordem das peças internas para ajustar a bomba a cada tipo de válvula. Este processo pode ser um pouco complicado se você nunca fez – teste o uso da sua bomba em casa, para saber usar quando precisar.
Na hora de comprar uma bomba, certifique-se de que ela tem a capacidade necessária para encher os pneus da sua bike de acordo com a indicação na lateral dos pneus.