O bike fit busca o conforto máximo no pedal e a melhora na performance.
Muito se ouve falar sobre a importância do bike fit para quem pedala, mas você sabe para que ele serve, realmente?
>> Conheça a loja Bikehub!
Para entender melhor o processo, conversamos com dois especialistas: Cleber Anderson, pioneiro do bike fit no Brasil, e Fernando Riego, bike fitter da loja Bikehub, em São Paulo.
Confira abaixo as respostas que eles nos deram, e saiba se você poderia se beneficiar de uma sessão (spoiler: sim!).
O QUE É BIKE FIT? PARA QUE SERVE?
FERNANDO: Simplificando bastante, o bike fit é o processo de ajustar a bicicleta para se adequar da melhor maneira possível ao corpo do ciclista. É importante ressaltar que o ajuste é feito na bicicleta, e não no corpo.
CLEBER: Para definir a melhor postura para pedalar, buscando o conforto máximo e ao mesmo tempo a melhor biomecânica, ou seja, a posição na qual o corpo vai ter o maior rendimento.
QUEM DEVE FAZER BIKE FIT?
FERNANDO: Costumo indicar que o ciclista faça o bike fit em três ocasiões: antes de comprar uma bicicleta (ou na troca de modelo ou tamanho); ao buscar uma melhora em desempenho e conforto e para aliviar dores causadas pelo pedal.
Mas o acerto postural é indicado para qualquer pessoa que pedale, por lazer, esporte ou competição.
QUANTO TEMPO DEMORA O PROCESSO? COMO FUNCIONA?
FERNANDO: Leva em média uma hora e meia, dependendo da quantidade de ajustes. O ciclista é entrevistado sobre as suas condições físicas, possíveis lesões e dores, características de treinos de ciclismo e objetivos.
Tiramos medidas como altura, cavalo e comprimento de membros, passamos tudo isso para o sistema de bike fit e através de recurso de captação de imagem e movimento analisamos os ângulos e vamos atrás do ideal para cada pessoa.
Ao final, se necessário, realizamos as modificações na bicicletas e passamos recomendações como por exemplo procurar a fisioterapia.
CLEBER: Depende do caso, mas normalmente entre 1.5 e 4 horas. Inicialmente é feita a anamnese, para que o bike fitter conheça todos os detalhes do corpo da pessoa, como flexibilidade, limitações articulares, tônus muscular, largura de seu quadril, comparação das dimensões e detalhes do corpo dessa pessoa como formato e função dos pés, das pernas, braços e ombros, para que ele saiba posicionar essa pessoa sobre a bicicleta.
>>> OUÇA O PODCAST BIKEHUB SOBRE BIKE FIT, com Fernando Riego.
QUANTAS VEZES PRECISO FAZER BIKE FIT?
FERNANDO: Costumo indicar o bike fit uma vez por ano, ou quando houver alterações no ritmo de treinos. Podemos ganhar ou perder condicionamento e mobilidade durante um curto espaço de tempo, e isso afeta diretamente a nossa postura na bicicleta. Também é indicado ao comprar uma bicicleta nova.
CLEBER: Toda vez que mudar de bicicleta, pois é muito difícil que componentes como pedal, sapatilha, pedivela, selim, manetes e guidão sejam os mesmos de uma bicicleta para outra.
Também quando o ciclista muda muito sua flexibilidade ou tem grande alteração de peso devido a ficar muito tempo parado, ou melhorar muito sua forma física.
O bike fit também vai mudar quando o ciclista que está iniciando no esporte começar a pedalar melhor e seu corpo se adaptar à atividade.
QUE ASPECTOS DO DESEMPENHO PODEM SER MELHORADOS PELO BIKE FIT?
CLEBER: O rendimento em geral, como velocidade média e máxima (sprint), potência média e máxima, aerodinâmica, aumento da distância percorrida e maior segurança para descer e fazer curvas, o que aumenta a velocidade média em trajetos montanhosos.
QUE PROBLEMAS PODEM SER MELHORADOS PELO BIKE FIT?
FERNANDO: O processo proporciona aumento de conforto e melhora no desempenho, alívio de dores e prevenção de lesões.
CLEBER: Relacionados ao corpo, qualquer desconforto relacionado a posição de pedalar errada, dores por toda a coluna vertebral, lesões como protusão discal e hérnia de disco, dores no nervo ciático, dores e lesões no joelho e tendões, formigamento nos pés e nas mãos, epicondilite nos cotovelos, dores relacionadas ao selim (banco da bicicleta) estar inadequado ou mal posicionado.
Relacionados à segurança, uma melhor postura associada à escolha do tamanho correto da bicicleta e os comandos ajustados da forma correta, proporcionam o melhor controle da bicicleta. Muitas pessoas tem receio de pedalar em descidas ou alta velocidade porque a bicicleta não está ajustada com esse foco.
QUAIS PROFISSIONAIS PODEM REALIZAR O BIKE FIT?
CLEBER: Como se trata de uma atividade multidisciplinar, é preferível que o bike fitter tenha estudado educação física, fisioterapia, medicina ou alguma disciplina ligada ao corpo humano e à Saúde, além de ter experiência nos esportes a pedal e tenha feito cursos consagrados nessa área.
FERNANDO: Procure sempre um bike fitter experiente e certificado por empresas conhecidas.
QUANTO CUSTA?
CLEBER: Varia muito de bike fitter para bike fitter de acordo com sua experiência e equipamento utilizado. O mais importante é conhecer a experiência e formação do bike fitter e também comentários a respeito de seu trabalho, do que qual sistema ou equipamento o mesmo utiliza.