A Espanha é um país que convida ao ciclismo. Confira 6 lugares que são diversão garantida.

Pedalar pela Espanha é bom em qualquer modalidade.

Seja como deslocamento, competição ou lazer, na cidade, na estrada ou na terra, a Espanha é um paraíso do pedal.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

Suas cidades respeitam o ciclista e oferecem infra-estrutura adequada, as montanhas têm paisagens repletas de verde, as estradas são boas e dá para encontrar todo tipo de desafio.

A Espanha também conta com uma rede de “Vias Verdes“, antigos caminhos ferroviários que foram remodelados para servir exclusivamente bicicletas e pedestres. São cerca de 7 mil quilômetros de estradas espalhadas pelo país.

Isso sem falar na gastronomia, cultura e comunidade locais, pontos de interesse que agregam e colorem qualquer viagem ciclística.

QUANDO IR

Planeje a data sua viagem de acordo com o lugar para onde você vai, pois o clima varia muito de acordo com a região do país. 

Se puder, evite julho e agosto, os meses mais quentes do verão, quando a temperatura frequentemente ultrapassa os 35°C.  

Em qualquer estação, esteja preparado para enfrentar chuvas.

DÁ PARA IR NO INVERNO?

Sim, mas é necessário estar preparado para as condições da estação, que fica mais rigorosa no norte do país. 

Certifique-se de que você tem o vestuário adequado ao clima e planeje sua rota com cuidado e paradas programadas ao longo do caminho. 

6 LUGARES PARA PEDALAR NA ESPANHA

MALLORCA

Ciclistas na ilha de Mallorca

A ilha de Mallorca é considerada um destino perfeito para ciclistas, e é o destino de muitas viagens e training camps. Além de belíssimo, o lugar oferece uma ampla variedade de estradas e clima bom o ano todo. 

De trechos de montanha a colinas perfeitas e longas distâncias planas com vistas incríveis, sempre é possível encontrar o terreno certo para o que o dia pede. Ninguém se arrepende de ir pedalar em Mallorca.

GIRONA, COSTA BRAVA

Girona virou uma espécie de meca do ciclismo nos últimos anos, com muitos atletas do World Tour escolhendo a cidade catalã como lugar para morar.

É fácil perceber por que: aos pés dos Pirineus, Girona oferece um mix perfeito de terreno plano, montanhoso e de alta montanha, tudo ao redor de uma charmosa cidadezinha de aspecto medieval.

As subidas mais famosas da região são Rocacorba, com 10 km em 7% de média de inclinação, Els Àngels e Mare de Deu del Mont.

Girona também tem muito terreno para MTB e gravel, com diferentes percursos possíveis ao norte da cidade. 

ANDALUZIA

A região da Andaluzia

A região de Andaluzia tem tudo para compor uma viagem inesquecível. Lá ficam as cidades de Granada, Córdoba e Sevilha, decoradas pela arquitetura moura e pela música flamenca, as montanhas da Sierra Nevada e a famosa Costa del Sol. 

As montanhas da Sierra Nevada oferecem várias subidas memoráveis, entre elas o Pico de Veleta, com 43 km e 2.700 metros de ganho de altitude, com uma média de 6.2% de inclinação.

As estradas do lugar são frequentemente usadas para treinamentos de altitude – aqui é sem massagem! 

CALPE, COSTA BLANCA 

A região de Costa Blanca, onde fica a cidade de Calpe, ótima base para excelentes pedais.

No sul do país, a região da Costa Blanca frequentemente aparece no trajeto da Volta da Espanha. 

A cidade costeira de Calpe é palco de muitos training camps para os ciclistas do Tour, especialmente no inverno.

As estradas no entorno da cidade são tranquilas e as subidas da região não são muito longas, ótimas para treinar. 

A cerca de 20 km ao norte de Calpe, a subida até o Cumbre del Sol tem 4.7 km e chega a 15 % de inclinação.

Alejandro Valverde e Chris Froome são dois exemplos de ciclistas que já passaram por aqui. 

SAN SEBASTIAN, PAÍS BASCO

Cena da Clasica de San Sebastian

A região apresenta muitas colinas verdes e algumas subidas memoráveis. Entre elas estão o Monte Oiz e o Jaikibel, constante na Clássica de San Sebastián e na Volta do País Basco.

Apesar das subidas não serem muito longas, várias são bastante íngremes, o que significa que você pode treinar muito ganho de altitude em um único dia.

Seguindo mais a oeste, rumo a Bilbao, encontramos subidas icônicas da Volta da Espanha, como Lagos de Covadonga, Alto del Angliru e La Farrapona.

As trilhas de mountain bike costeiras também são imperdíveis, com amplas colinas verdes, trilhas pela floresta e singletracks no cardápio.

Além do quê, San Sebastián é a capital gastronômica da Espanha, o que já valeria a viagem. 

GALÍCIA

Mountain bike no resort de esqui em Cabeza de Manzaneda.

A Galícia é uma região no noroeste da Espanha, mas conhecida pelos penhascos do Cabo Finisterra e pela catedral de Santiago de Compostela, ponto final do famoso caminho de peregrinação.

A região costeira já é incrível, mas olhe em direção ao interior e você encontrará montanhas esplendidas.

O ponto mais alto é a Cabeza de Manzaneda, onde fica um resort de esqui, com 1.751 metros de altitude. A estrada que leva até ele já apareceu na rota da Volta da Espanha.

Começando do rio Bibei, o trajeto tem 30.5 km e 1.448 metros de ganho de altitude, com uma média de 4.8% de inclinação. Pode não ser a subida mais marcante da sua carreira, mas a vista do topo vale o esforço.