Confira estratégias para deixar este rito de passagem mais divertido e leve.
Aprender a andar de bicicleta é um rito de passagem inesquecível, que para a maioria de nós acontece na infância. Conseguir finalmente pedalar uma bike por conta própria e sem rodinhas traz uma alegria imensa, e o aprendizado é para a vida toda.
>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub
Mas aprender a pedalar nem sempre é fácil. “A criança pode sentir medo de cair ou não conseguir pedalar no primeiro momento, por isso devemos sempre passar motivação e confiança, para que ela se sinta segura nos seus primeiros passos”, diz Eduardo Rocha, diretor de produto, marca e vendas da Caloi.
Abaixo, fizemos uma seleção de dicas e pontos importantes para quem vai ajudar uma criança a aprender a andar de bicicleta.
COMO ENSINAR UMA CRIANÇA A PEDALAR
QUAL É A HORA DE COMEÇAR A ENSINAR UMA CRIANÇA A PEDALAR?
- – Tudo depende da etapa de desenvolvimento físico e mental da criança, mas antes de mais nada, ela precisa querer aprender. Se a criança demonstra que não tem vontade ou não se sente segura, melhor deixar para outro momento. Forçar a barra só vai resultar em más experiências.
- – Entre quatro e seis anos de idade a maioria das crianças já tem habilidades motoras e capacidade de equilíbrio suficientes para começar a tentar.
- – Se a criança ainda não tem força suficiente para pedalar, ela pode começar a treinar o equilíbrio em uma bicicleta de equilíbrio (mais sobre elas abaixo).
- – “Os pais ou responsáveis devem estar sempre atentos a cada movimento da criança, a fim de dar suporte e principalmente se houver alguma queda ao longo do percurso. É importante tentar fazer com que a primeira experiência seja a melhor possível”, diz Eduardo.
QUAL A BIKE CERTA PARA ENSINAR CRIANÇA A PEDALAR?
- – É muito importante escolher uma bicicleta adequada. Certifique-se de que a criança consegue ficar tranquilamente de pé sobre a bike, com os dois pés inteiros no chão.
- – Evite bicicletas muito grandes com a expectativa de que a criança cresça. Muitas crianças têm medo de cair quando começam a aprender a pedalar, portanto é imprescindível que elas tenham total controle sobre a bike.
- – Veja se a criança consegue controlar o guidão sem ter que se inclinar muito para a frente. Ela também precisa conseguir controlar os freios, se a bicicleta tiver.
BICICLETA DE EQUILÍBRIO
- – Atualmente, as chamadas “rodinhas”, os famosos apoios laterais para quem ainda não domina o pedal, estão caindo em desuso.
- – Hoje em dia, o método mais usado para ensinar crianças a pedalar são as chamadas bicicletas de equilíbrio. São bicicletas sem pedais e com selim bem baixo, que possibilitam que a criança deslize com a bike sem precisar pedalar. Elas são ótimas para treinar equilíbrio e direção, sem o estresse de precisar pedalar junto.
- – Qualquer bicicleta infantil pode ser adaptada para virar uma bicicleta de equilíbrio. Para isso, tire as rodinhas de apoio, retire os pedais e abaixe o selim. Isso permite que a criança consiga tocar o chão confortavelmente enquanto está sentada no selim.
- – Não esqueça de encher os pneus da bicicleta. A pressão correta nos pneus vai permitir um pedal mais suave e eficiente.
AONDE IR?
- – Escolha um local sem tráfego de carros, plano e amplo. Um estacionamento vazio, uma quadra de tênis ou basquete ou uma rua sem saída são boas opções.
- – Evite lugares estreitos, que limitam os movimentos. Locais gramados também devem ser considerados últimas opções, por serem mais instáveis e exigirem um esforço maior.
CAPACETE E SEGURANÇA
- – A criança que vai aprender a pedalar deve usar capacete.
- – Escolha um capacete adequado para a criança. Ele deve ficar mais ou menos “no meio” da testa, não mais do que dois dedos acima da sobrancelha.
- – Ajuste a correia abaixo do queixo, de modo que seja possível colocar apenas um ou dois dedos entre a correia e o queixo.
- – O capacete deve ficar bem ajustado à cabeça (sem chacoalhar e sem apertar). As tiras laterais devem formar um “V” por cima de cada orelha.
- – Muitas crianças não conseguem distinguir a frente do capacete da parte de trás. Ensine-a a vestir o capacete corretamente (colocar um adesivo na parte da frente é uma estratégia simples).
- – Nada de sandálias nem chinelos. Para pedalar, a criança deve usar sapatos fechados, como um tênis. Veja que os cadarços estão bem amarrados, sem risco de entrarem no meio dos pedais ou na coroa.
- – Use também roupas adequadas, como calças ou meias longas, no caso de shorts ou bermudas, para amortecer o impacto no caso de uma “dentada” dos pedais nas canelas.
COMO TREINAR
- – Em primeiro lugar, pratique subir e descer da bicicleta, até que a criança esteja totalmente segura com os movimentos.
- – Ao começar na bike de equilíbrio, peça para a criança segurar o guidão e andar para frente e para trás na área de treino, para se familiarizar.
- – Peça para o pequeno testar dois métodos de propulsão: alternando os pés em passos largos, deslizando entre um e outro; e “pulando” com os dois pés ao mesmo tempo, deslizando com a bike entre cada pulo.
- – Lembre a criança de tentar olhar para a frente, e não para baixo, entre cada passo.
- – Se a criança já está confortável andando para frente e está se divertindo, sugira que ela tente algumas curvas. Comece com curvas grandes e amplas. Você pode montar um circuito de obstáculos ou então liderar o caminho na sua própria bike, para a criança seguir.
- – Se precisar empurrar a criança por trás, segura na própria criança e não na bicicleta.
- – Quando a criança já for capaz de deslizar na bike sem tocar os pés no chão, fazer curvas e olhar para a frente enquanto desliza, é hora de colocar os pedais na bicicleta. Na hora da mudança, mantenha o selim mais baixo, para garantir que a criança possa apoiar no chão se for necessário.
- – Não se esqueça de manter o processo divertido ao ensinar criança a pedalar e fazer elogios aos pequenos progressos!
COMO ESCOLHER UMA BICICLETA
- – O principal fator a levar em consideração na hora de escolher uma bicicleta infantil é a criança ficar à vontade na bicicleta.
- – Se possível, o melhor é a criança testar várias modelos pessoalmente. Veja se ela consegue subir e descer da bike, alcançar o guidão e acionar os freios confortavelmente. Vale fazer um teste-drive para ver se tudo corre bem.
- – A altura da criança também tem papel importante na hora de escolher um modelo. A criança deve conseguir segurar a bicicleta entre as pernas com os pés inteiros no chão, sem encostar no top tube.
- – Lembre-se de que a mesma bike pode ser ótima para uma criança e péssima para outra. Além disso, bikes de marcas diferentes podem ter tamanhos diferentes.
- – Faça ajustes com o passar do tempo. A princípio, ao ensinar criança a pedalar, o selim deve estar baixo o suficiente para que ela se sinta segura e possa apoiar os pés no chão totalmente. Conforme a criança ganhar confiança, ajuste a altura do selim para que apenas a ponta dos pés encoste no chão, para deixar o pedal mais eficiente e poupar os joelhos.
- – Crianças amam acessórios. Deixe que ela escolha buzina, luzes e outros apetrechos para deixar o pedal mais divertido.
* Com informações do site rei.com