Dicas fáceis para manter suas roupas de ciclismo limpas e duráveis.
Seja no material de composição das bikes, na geometria dos quadros ou nos diversos componentes e acessórios existentes, o ciclismo é um esporte cujas tecnologias avançam a todo momento.
>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub
E com roupas de ciclismo é a mesma coisa. A cada temporada, surgem inovações que deixam as peças mais confortáveis, precisas e estilosas.
Estar com a roupa certa para pedalar é um fator chave para poder se concentrar na performance, sem passar frio, calor nem ficar incomodado com problemas com zíperes, costuras e outros detalhes.
Além do mais, inovação, conforto e estilo têm seu preço. Por isso, é fundamental cuidar bem das peças que compõem seu kit, aumentando sua vida útil e usando as peças em toda sua capacidade.
Aqui, veja dicas de como lavar as peças para garantir um cuidado adequado. São atitudes simples que fazem a diferença.
COMO MANTER SUAS ROUPAS DE CICLISMO LIMPAS
A MARCA DO SABÃO IMPORTA?
De modo geral, a marca do sabão utilizado na lavagem é muito menos importante do que o modo de lavar.
Uma matéria publicada na revista norte-americana Bicycling consultou diversas marcas de vestuário de ciclismo, e nenhuma delas recomendava que suas peças fossem lavadas exclusivamente com algum tipo específico de sabão.
LAVE LOGO E SEMPRE
Nada de deixar a roupa suja no cesto por dias antes de lavar. Deixar roupas úmidas e suadas no cesto, um ambiente úmido e propício à propagação de bactérias, é a receita perfeita para criar um cheiro ruim e persistente nas peças.
NA MÁQUINA, SEM MEDO
De acordo com os fabricantes consultados, não existe mais a necessidade de lavar as peças à mão. A maioria das máquinas de lavar modernas tem diversas opções de ciclo de lavagem – escolha o ciclo “delicados” se a sua não contar com uma opção exclusiva para roupas esportivas.
Se a sua máquina tem abertura superior e um agitador central, ponha as peças dentro de um saco de lavanderia antes de jogá-las lá dentro – principalmente bretelles, cujas alças podem se enroscar no mecanismo.
Lavar na máquina também pode economizar água, já que muitos modelos de lavadora também contam com opções para níveis de água baixos, quando poucas peças estão sendo lavadas.
Não tenha receio de lavar as peças com medo de estragá-las – a sujeira acumulada faz mais mal às fibras do que a movimentação da lavagem.
PREPARAÇÃO É TUDO
Antes de jogar as peças sujas na máquina, separe um momento para virar shorts e bretelles do avesso (para evitar abrasão na parte de fora, e limpar melhor o forro). Feche zíperes para evitar que eles sejam puxados durante a lavagem e que os trilhos causem atrito com outros tecidos.
Fechos com velcro são ainda mais abrasivos. Se alguma das suas peças tem velcro, feche bem antes de colocá-la na máquina.
Se suas peças voltarem do pedal muito molhadas ou sujas de lama, é bom enxaguar antes de colocar na máquina. Se a lama pegou partes claras do tecido, aplicar um anti-manchas antes da lavagem é um bom jeito para tentar evitar manchas duradouras.
NUMA FRIA
No Brasil não é tão comum que máquinas de lavar tenham a opção de lavar com água quente, mas se a sua tiver, não use. Água quente pode estragar roupas esportivas de maneira permanente. Não só os elásticos mas sim o tecido em si.
USE SABÃO, MAS NÃO MUITO
O tipo de sabão não importa tanto, mas a quantidade sim. Sabões em pó e em especial sabões líquidos são altamente concentrados, o que significa que você não precisa usar muito.
Leia a recomendação de uso na embalagem, mas pode “arredondar para baixo”, já que as indicações dos fabricantes tendem a exagerar nas quantidades.
Não use amaciante para lavar seu kit de ciclismo ou qualquer roupa esportiva. A camada “macia” que o produto deixa retém secreções e odores e também pode danificar o elastano que deixa as peças coladas ao corpo.
O VARAL É O CAMINHO
Nunca ponha as peças do seu kit de ciclismo na secadora. O calor pode danificar os tecidos e fixar na roupa quaisquer secreções ou odores remanescentes.
Pendure shorts e bretelles no varal. As demais peças podem ser penduradas ou secar estendidas.
PARCERIA BIKEHUB E SURA
A Seguros SURA é parceira Bikehub. Através desta parceria, Bikehubbers como você podem contratar o Seguro Bici Sura, pensado exclusivamente para ciclistas e bicicletas, em até 10 x sem juros. Interessou? Clique aqui e saiba mais sobre esta oportunidade que o Bikehub e a Sura prepararam para você!
Sobre a Seguros SURA Brasil
A Seguros SURA está presente em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar e competitividade sustentável, a partir da gestão de tendências e riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno.
A Seguros SURA Brasil atua com foco em seguros para empresas e para pessoas com produtos de Seguro para Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas e Médias Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), Afinidades, Bicicletas, além do Seguro Residencial e seguro de automóvel de alto valor.
Ao todo, são mais de 350 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Goiânia, Bauru, Florianópolis, Londrina, Salvador, Piracicaba, São José do Rio Preto e Espírito Santo, que atendem todo o território nacional.
A presença em mais estados cria vínculos e possibilidades o entendimento do mercado e a geração de valor em todo o Brasil.
Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina, de acordo com o Instituto Great Place to Work (GPTW), além de 1ª companhia do setor de seguros do ranking.
Para obter mais informações sobre a Seguros SURA, acesse o site: www.segurossura.com.br.
Instagram: @segurossurabr
Facebook: SegurosSURABrasil
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/seguros-sura/
* Com informações da revista Bicycling