Tudo que você precisa para garantir que a sua aventura de um dia na bike seja divertida e eficiente.

Você não precisa levar muita coisa para passar um dia divertido explorando as redondezas de bike (Foto: reprodução Trevor Raab)

Talvez você tenha arrepios só de pensar em “carregar a bike” para fazer uma cicloviagem ou se lançar em longas travessias de vários dias.

Mas um pedal de um único dia pode ser uma aventura muito bacana, sem grandes desgastes nem muitos quilos de bagagem envolvidos.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

Uma aventura de um único dia – ou talvez até uma noite – é um jeito barato de conhecer lugares novos e se divertir muito na bike, sozinho ou na companhia dos seus ciclistas preferidos.

Além disso, explorar territórios desconhecidos e não tão longínquos pode ser um ótimo jeito de testar sua autonomia na bike, a própria bike, seu condicionamento e seus acessórios para fazer viagens maiores no futuro.

O QUE LEVAR PARA UM PEDAL DE UM DIA

Você não precisa de muita coisa para a sua aventura de um dia – mas alguns itens essenciais garantem um pedal mais confortável.

A ideia aqui não é estar preparado para qualquer situação e sim estar preparado para aproveitar o dia ao máximo, com conforto, sem perrengue e nem muitos quilos atrapalhando o pedal.

De preferência, estude seu trajeto com antecedência, saia logo cedo e planeje voltar ainda com luz do dia, especialmente se for um caminho que você nunca fez antes.

Se possível, não leve mochila, que desestabiliza e esquenta as costas. É só um dia de pedal – pense leve e divirta-se!

Luz de sinalização traseira

Refletor TWS com carregador UBS 50 lumens, disponível aqui.

Indispensável para se fazer ver e pedalar com segurança nas estradas e vias públicas, mesmo se você acha que vai voltar ainda de dia. Não saia de casa sem ela.

Multiferramenta de ciclismo

Um canivete pequeno com chaves allen (entre outras funções) já pode resolver várias “situações ciclísticas”.

Outro item sem o qual você não deve sair de casa. Mesmo uma ferramenta básica aperta parafusos soltos, regula o selim e ajuda em pequenos reparos que podem ser necessários durante o dia.

Câmara reserva, bomba de mão ou cartuchos de CO2

Encontre este modelo da Zéfal aqui.

Imprevistos sempre acontecem, às vezes com frequência ainda maior quando estamos longe de casa – será a lei de Murphy em ação?

Leve sempre com você uma câmara reserva, uma bomba de mão e/ou um cartucho de CO2.

Kits de remendo também funcionam, mas dão mais trabalho e demoram mais do que só trocar a câmara. Se possível, deixe para fazer o remendo em casa.

Bolsa de selim

Pequenos objetos ficam facilmente disponíveis na bolsa de selim. Encontre este modelo da Roswheel aqui.

Para um pedal de um dia só, você não deve precisar de muitas coisas, nem de muito espaço para guardá-las. Uma bolsa de selim acomoda chaves, canivete e um gel para repôr as energias.

Capa de chuva (ou corta-vento)

Jaqueta de chuva Santini Guard Nimbus feminina. Encontre aqui.

Mesmo se a previsão do tempo diz que não vai chover, vale a pena levar uma capa de chuva ou pelo menos um corta-vento com você.

Uma boa capa pesa muito pouco, pode ser carregada enrolada dentro de uma bolsa ou mesmo no bolso da jersey, e vai fazer toda a diferença caso o tempo vire de repente.

Drinks com eletrólitos

Vai levar duas caramanholas? Uma delas pode levar um drink esportivo ao invés de água.

Drinks esportivos repõem rapidamente os eletrólitos e sais minerais eliminados no suor, e são uma boa opção principalmente em dias muito quentes.

Farol dianteiro

Farol dianteiro da TSW. Encontre aqui.

Se você planeja voltar tarde ou aventurar-se por estradas sem iluminação, um farol dianteiro vai te salvar do aperto.

Cap

O cap de ciclismo do Bikehub, que você encontra aqui.

Um cap ou boné de ciclismo te protege do sol e da chuva e ajuda a absorver o suor, além de compor o “look obrigatório” do ciclista.

Bandana

Bandana da ERT. Encontre aqui.

A bandana é outro curinga e pode servir para proteger do sol, enxugar o suor ou prender o cabelo.

Bolsa de guidão

Uma bolsa de guidão acomoda itens maiores como o seu celular, capa de chuva e protetor solar.

Como você não precisa de muita coisa para uma aventura de um dia, o ideal é tentar distribuir as poucas coisas que vão com você em bolsas espalhadas pela bike.

Uma bolsa de guidão ou mesmo uma bolsa de quadro pode ser uma boa opção para levar itens maiores, como a capa de chuva, o protetor solar ou o lanche, sem deixar o pedal pesado.

Caramanhola

Caramanholas Zéfal. Encontre aqui.

Leve pelo menos duas caramanholas cheias ao sair de casa, e planeje sua rota para incluir pontos onde seja possível encher as garrafas novamente.

Comida

Mesmo se você estiver planejando um pedal curto, de menos de um dia, é importante levar uma opção de lanche para repôr as energias. A exceção é se você sabe que sua rota inclui opções de paradas onde comprar algo para comer.

Mesmo assim, é melhor não contar com a sorte e levar pelo menos um gel, um sanduíche, uma barrinha ou uma fruta, para não correr o risco de ficar sem energia e sofrer na volta para casa.

Dinheiro vivo/documentos

Dependendo de por onde você planeja pedalar, as coisas podem ficar bem “analógicas”. Leve dinheiro vivo e livre-se de imprevistos. E leve sempre um documento com você.

Celular carregado/mapa

Baixe o mapa no celular antes de sair de casa para conseguir se localizar mesmo se ficar sem sinal.

Se você vai explorar territórios desconhecidos, é importante ter o mapa disponível no celular (ou em papel se você for adepto de tecnologias mais tradicionais).

Faça o download da região por onde pretende passar antes de sair de casa, assim você conseguirá se localizar mesmo se ficar sem sinal durante o trajeto.

E não esqueça de deixar o celular carregando na noite anterior, para sair de casa com a bateria cheia.

Creme chamois (se você usa)

O creme chamois ajuda a combater o atrito entre a roupa e a pele ao pedalar.

O creme chamois é utilizado para diminuir o atrito entre a pele e o bretelle e evitar assaduras. Se você está acostumado a usá-lo para pedalar, não esqueça dele.