Entenda como funciona a competição de montanha no Tour de France, simbolizada pela camisa de bolinhas.

Montanha no Tour e France 2022

A competição de montanha é um show à parte no Tour de France, premiando os ciclistas que têm melhor desempenho nas clássicas montanhas do país europeu.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

Os ciclistas pontuam de acordo com sua colocação em cada subida demarcada. Em 2023, o Tour conta com subidas clássicas como Col du Tourmalet, Puy de Dôme e Grand Colombier.

COMO FUNCIONA A COMPETIÇÃO DE MONTANHA NO TOUR DE FRANCE

Antes de mais nada, é importante lembrar que existem vários tipos de montanhas no Tour de France. As subidas são categorizadas de acordo com sua distância total e inclinação.

As categorias são, da mais fácil para a mais difícil, 4, 3, 2, 1 e Hors Catégorie (“Fora de categoria”, em francês).

2023: UM ANO MONTANHOSO

A rota de 2023 do Tour de France foi considerada uma das mais “montanhosas” da história, com 30 subidas classificadas como categoria 2, 1 e HC. Algumas das mais duras são o Col du Tourmalet (etapa 6), Puy de Dôme (etapa 9), Grand Colombier (etapa 13), Col de Joux Plane (etapa 14), Col de la Loze (etapa 17) e Col du Platzerwasel (etapa 20).

As subidas Hors Catégorie são as que distribuem mais pontos (o primeiro colocado ganha o dobro de pontos do primeiro colocado de uma subida de categoria 1). Elas também valem pontos até a oitava colocação.

PONTOS POR SUBIDA:

Categoria 4:
1º lugar: 1 ponto.

Categoria 3:
1º lugar: 2 pontos.
2º lugar: 1 ponto.

Categoria 2:
1º lugar: 5 pontos.
2º lugar: 3 pontos.
3º lugar: 2 pontos.
4º lugar: 1 ponto.

Categoria 1:
1º lugar: 10 ponto.
2º lugar: 8 pontos.
3º lugar: 6 pontos.
4º lugar: 4 pontos.
5º lugar: 2 pontos.
6º lugar: 1 ponto.

Hors Catégorie:
1º lugar: 20 pontos.
2º lugar: 15 pontos.
3º lugar: 12 pontos.
4º lugar: 10 pontos.
5º lugar: 8 pontos.
6º lugar: 6 pontos.
7º lugar: 4 pontos.
8º lugar: 2 pontos.

EMPATE

De acordo com as regras do Tour, se houver empate na pontuação final, o ciclista com mais primeiros lugares em subidas Hors Catégorie é declarado o vencedor.

OBJETIVO: KOM

Se o objetivo de um ciclista é a competição de montanha, não faz sentido gastar energia buscando as pontuações baixas dadas pelas subidas das categorias 3 e 4. Ao invés disso, o foco deve ser nas escaladas de categoria 1 e Hors Catégorie.

Equipes menores tendem a disputar os pontos das montanhas menores nas primeiras semanas, para ter a chance de usar a jersey de bolinhas e trazer destaque aos seus patrocinadores.

O alemão Simon Geschke, da Cofidis, vestindo a jersey de bolinhas no Tour de France 2022.

Além disso, ser o primeiro colocado em uma subida de categoria 4 pode não ter quase nenhum impacto na classificação, mas rende 200 euros de prêmio – o que cai muito bem para os ciclistas com salários menores.

As subidas de categoria 1 e Hors Catégorie representam 86% dos pontos a serem ganhos. Assim, as cadeias montanhosas dos Alpes e dos Pirineus, onde elas estão concentradas, tornam-se os maiores focos de atenção para quem busca o título de Rei da Montanha.

* Com informações do site Lanterne Rouge