Tudo que você precisa para garantir que a sua aventura de um dia na bike seja divertida e eficiente.
Talvez você tenha arrepios só de pensar em “carregar a bike” para fazer uma cicloviagem ou se lançar em longas travessias de vários dias.
Mas um pedal de um único dia pode ser uma aventura muito bacana, sem grandes desgastes nem muitos quilos de bagagem envolvidos.
>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub
Uma aventura de um único dia – ou talvez até uma noite – é um jeito barato de conhecer lugares novos e se divertir muito na bike, sozinho ou na companhia dos seus ciclistas preferidos.
Além disso, explorar territórios desconhecidos e não tão longínquos pode ser um ótimo jeito de testar sua autonomia na bike, a própria bike, seu condicionamento e seus acessórios para fazer viagens maiores no futuro.
O QUE LEVAR PARA UM PEDAL DE UM DIA
A ideia aqui não é estar preparado para qualquer situação e sim estar preparado para aproveitar o dia ao máximo, com conforto, sem perrengue e nem muitos quilos atrapalhando o pedal.
De preferência, estude seu trajeto com antecedência, saia logo cedo e planeje voltar ainda com luz do dia, especialmente se for um caminho que você nunca fez antes.
Se possível, não leve mochila, que desestabiliza e esquenta as costas. É só um dia de pedal – pense leve e divirta-se!
Luz de sinalização traseira
Indispensável para se fazer ver e pedalar com segurança nas estradas e vias públicas, mesmo se você acha que vai voltar ainda de dia. Não saia de casa sem ela.
Multiferramenta de ciclismo
Outro item sem o qual você não deve sair de casa. Mesmo uma ferramenta básica aperta parafusos soltos, regula o selim e ajuda em pequenos reparos que podem ser necessários durante o dia.
Câmara reserva, bomba de mão ou cartuchos de CO2
Imprevistos sempre acontecem, às vezes com frequência ainda maior quando estamos longe de casa – será a lei de Murphy em ação?
Leve sempre com você uma câmara reserva, uma bomba de mão e/ou um cartucho de CO2.
Kits de remendo também funcionam, mas dão mais trabalho e demoram mais do que só trocar a câmara. Se possível, deixe para fazer o remendo em casa.
Bolsa de selim
Para um pedal de um dia só, você não deve precisar de muitas coisas, nem de muito espaço para guardá-las. Uma bolsa de selim acomoda chaves, canivete e um gel para repôr as energias.
Capa de chuva (ou corta-vento)
Mesmo se a previsão do tempo diz que não vai chover, vale a pena levar uma capa de chuva ou pelo menos um corta-vento com você.
Uma boa capa pesa muito pouco, pode ser carregada enrolada dentro de uma bolsa ou mesmo no bolso da jersey, e vai fazer toda a diferença caso o tempo vire de repente.
Drinks com eletrólitos
Drinks esportivos repõem rapidamente os eletrólitos e sais minerais eliminados no suor, e são uma boa opção principalmente em dias muito quentes.
Farol dianteiro
Se você planeja voltar tarde ou aventurar-se por estradas sem iluminação, um farol dianteiro vai te salvar do aperto.
Cap
Um cap ou boné de ciclismo te protege do sol e da chuva e ajuda a absorver o suor, além de compor o “look obrigatório” do ciclista.
Bandana
A bandana é outro curinga e pode servir para proteger do sol, enxugar o suor ou prender o cabelo.
Bolsa de guidão
Como você não precisa de muita coisa para uma aventura de um dia, o ideal é tentar distribuir as poucas coisas que vão com você em bolsas espalhadas pela bike.
Uma bolsa de guidão ou mesmo uma bolsa de quadro pode ser uma boa opção para levar itens maiores, como a capa de chuva, o protetor solar ou o lanche, sem deixar o pedal pesado.
Caramanhola
Leve pelo menos duas caramanholas cheias ao sair de casa, e planeje sua rota para incluir pontos onde seja possível encher as garrafas novamente.
Comida
Mesmo se você estiver planejando um pedal curto, de menos de um dia, é importante levar uma opção de lanche para repôr as energias. A exceção é se você sabe que sua rota inclui opções de paradas onde comprar algo para comer.
Mesmo assim, é melhor não contar com a sorte e levar pelo menos um gel, um sanduíche, uma barrinha ou uma fruta, para não correr o risco de ficar sem energia e sofrer na volta para casa.
Dinheiro vivo/documentos
Dependendo de por onde você planeja pedalar, as coisas podem ficar bem “analógicas”. Leve dinheiro vivo e livre-se de imprevistos. E leve sempre um documento com você.
Celular carregado/mapa
Se você vai explorar territórios desconhecidos, é importante ter o mapa disponível no celular (ou em papel se você for adepto de tecnologias mais tradicionais).
Faça o download da região por onde pretende passar antes de sair de casa, assim você conseguirá se localizar mesmo se ficar sem sinal durante o trajeto.
E não esqueça de deixar o celular carregando na noite anterior, para sair de casa com a bateria cheia.
Creme chamois (se você usa)
O creme chamois é utilizado para diminuir o atrito entre a pele e o bretelle e evitar assaduras. Se você está acostumado a usá-lo para pedalar, não esqueça dele.