A Volta a Espanha fecha o calendário do Grand Tour, e o Bikehub vai acompanhar de perto.
A Volta a Espanha começa no próximo sábado (14), e, como já é costume, o Bikehub trará comentários ao vivo após cada etapa no Twitch. Se você perder, pode assistir depois no canal do Bikehub no Youtube.
>> Conheça a loja Bikehub!
Abaixo, confira alguns dados sobre a prova.
GRAND TOUR
A Volta a Espanha é a terceira e última prova do Grand Tour 2021 (o Giro d’Italia e o Tour de France, que já aconteceram, completam o trio das provas célebres). Ela acontece entre 14 de agosto e 5 de setembro.
A largada será em Burgos, na Espanha, e a chegada da bikes em Santiago de Compostela, em um contrarrelógio de 33,7 km.
PERCURSO
A prova terá 21 etapas e dois dias de folga, totalizando 3.417 km. Como já é esperado na Volta, o trajeto inclui muitas subidas curtas, porém muito íngremes. Serão oito etapas planas (duas com final ao alto), quatro etapas montanhosas, sete etapas de montanha, e dois contrarrelógios.
A edição 2021 da Volta também terá um número surpreendente de etapas planas, favorecendo os sprinters que ainda tiverem energia de sobra chegando ao final da temporada.
JERSEYS
Conheça o significado da cor das jerseys na Volta a Espanha:
– Vermelha: líder na competição individual por tempo.
– Verde: líder na competição individual por pontos.
– Branca com bolinhas azuis: líder da competição de montanha.
– Branca: líder entre os ciclistas jovens.
QUEM SÃO OS FAVORITOS?
Alguns dos favoritos ao pódio na Volta a Espanha 2021 são:
– Primoz Roglic (Jumbo-Visma): venceu a prova em 2020 e 2019 e se mostrou imbatível no contrarrelógio nas Olimpíadas de Tóquio. Contará com a ajuda de Sepp Kuss e Steven Kruijswijk, além de outros companheiros de equipe.
– Egan Bernal (Ineos Grenadiers): venceu o Giro d’Italia e chegará descansado à prova, além de contar com o apoio de Richard Carapaz (se ele próprio não brigar pelo título).
– Aleksandr Vlasov (BORA-Hansgrohe): O ciclista russo teve uma temporada forte, é bom no contrarrelógio e teve um bom desempenho no Giro.
– Enric Mas (Movistar): Sexto colocado no Tour de France, Mas tem construído uma reputação como um ciclista forte e consistente. Será o braço direito de Alejandro Valverde pela espanhola Movistar – e a tendência é dar tudo de si na maior prova “em casa”.
EDIÇÃO 2020
O esloveno Primoz Roglic foi o vencedor em 2020, com Richard Carapaz em segundo lugar e Hugh John Carthy em terceiro.
CADÊ O POGAčAR?
Tadej Pogačar não estará na Volta – sua primeira participação na prova foi em 2019, quando terminou em terceiro lugar.
O bicampeão do Tour de France e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tóquio (atrás de Richard Carapaz e Wout van Aert) decidiu aproveitar um momento de descanso.
Ele ainda participará de outras provas esse ano, incluindo o Mundial de Ciclismo de Estrada da UCI.