A primeira prova Monumento do ano é também a mais longa de um único dia, mas costuma ser definida nos metros finais.
Uma das mais tradicionais provas ciclísticas italianas, a Milão-Sanremo acontece desde 1907, e percorre quase 300 km entre as duas cidades do norte da Itália.
>>Confira nossas análises das principais provas de ciclismo no YouTube:
Conhecida como “A Clássica da Primavera” ou La Classicissima, a Milão-Sanremo abre o calendário das chamadas Clássicas “Monumento” do ciclismo europeu, que engloba também o Tour de Flanders, a Paris-Roubaix, a Liège-Bastogne-Liège e Il Lombardia.
>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub
A prova é frequentemente chamada de “a clássica dos sprinters”, por favorecer os ciclistas com esta habilidade, enquanto Il Lombardia, que acontece no outono, é a conhecida “clássica dos escaladores”.
O fato de ser a mais longa corrida de um dia do ciclismo profissional torna a Milão-Sanremo um incomum teste de resistência no início da temporada.
As famosas escaladas do Cipressa e do Poggio enganam muitos sprinters, que acabam não conseguindo se manter no pelotão.
A prova mais rápida acontecida no percurso usual foi em 1990, quando Gianni Bugno finalizou a prova em 6h25m06s, com 4 segundos de vantagem para Rolf Golsz. Esta edição teve uma média de 45,8 km/h.
A vitória mais demorada aconteceu em 1910, quando, sob uma tempestade de neve, o vencedor demorou 12h24m para concluir o percurso.
HISTÓRIA DA MILÃO-SANREMO
A primeira edição da Milão-Sanremo foi organizada em 1907 pelo fundador e então diretor da Gazzetta dello Sport – mesmo jornal que patrocina o Giro d’Italia até hoje. 62 ciclistas se inscreveram para participar, mas apenas 33 largaram devido às desafiadoras condições climáticas.
O vencedor foi Lucien Georges Mazan (mais conhecido como Lucien Petit-Breton) que levou 11h,4’15” para cobrir a distância de 288 km.
O ícone belga Eddy Merckx é até hoje o maior vencedor de sua história, com sete títulos – recorde de vitórias em uma única prova Clássica que permanece até hoje.
GRANFONDO MILÃO-SANREMO
A Milão – Sanremo também tem um Granfondo, ou seja, uma oportunidade para ciclistas amadores pedalarem no mesmo percurso da prova profissional.
Com 296 km partindo da zona periférica de Milão, a rota não-competitiva passa pelas regiões planas da Lombardia e Piemonte, subindo por Turchino e chegando na Riviera de Liguria. De Genova a rota segue a costa do mar de Liguria até a linha de chegada.
A versão amadora da Milão-Sanremo acontece desde 1970, e a última edição teve cerca de 2.000 atletas participando, vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Nova Zelândia, Austrália e Malásia.
Neste ano, o evento acontece no dia 05/06.
PEDALE NA ITÁLIA COM O BIKEHUB
Ficou com vontade de pedalar na Itália? O Bikehub fará sua primeira viagem ciclística para o país em abril de 2022.
A viagem passará por algumas das mais famosas estradas da belíssima região da Emilia-Romagna, subirá a montanha favorita de Marco Pantani e percorrerá uma etapa de contrarrelógio do Giro d’Italia. Para repor as energias, alguns dos melhores pratos e dos melhores vinhos do país.
Interessou? Entre em contato pelo WhatsApp do Bikehub para obter mais informações e garantir sua vaga!