Algumas atitudes simples evitam perrengues e deixam o pedal dos iniciantes mais eficiente e divertido.

Pedalar é muito melhor se você tiver uma bike apropriada, vestuário confortável e os acessórios certos – e isto vale para o pedal em qualquer terreno.

Aprender a andar de bicicleta, como sabemos, é um caminho sem volta. Mas além de conseguir se equilibrar na bike e entrar em movimento, existem alguns macetes que tornam a vida de quem vai começar a pedalar muito mais suave.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

Abaixo, juntamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença entre um pedal divertido e um pesadelo em duas rodas.

Mesmo se você já pedala há muito tempo, vale dar uma olhada e conferir se vocês já aproveita todas as ideias.

DICAS PARA QUEM VAI COMEÇAR A PEDALAR

ESCOLHA A BIKE CERTA

A Optimus Tucana, ótima opção para quem procura uma MTB de entrada, disponível na loja Bikehub.

Uma bicicleta apropriada ao uso que você pretende fazer dela é meio caminho andado para uma história de amor com o ciclismo. Existem muitos tipos de bicicletas, pensadas para diferentes terrenos e propósitos (veja um pequeno guia aqui).

Para pedalar em estradas, com um pelotão, como fazem os ciclistas profissionais que participam de provas como o Tour de France, o Giro e a Volta, você vai precisar de uma speed ou road bike – literalmente, uma bike de estrada.

Para explorar estradas de terra, terrenos acidentados e trilhas montanhosas, as mountain bikes são a pedida certa.

Para se locomover pela cidade, você estará bem assistido por uma bike híbrida ou urbana, com geometria confortável e pneus intermediários, que ofereçam estabilidade e versatilidade.

O tamanho da bicicleta também é fator fundamental. Não sabia que bicicleta tem tamanho? Assista nosso vídeo sobre o assunto aqui.

O seu estilo de pedal – mais agressivo ou apenas para lazer – e o seu orçamento também são fatores determinantes na hora da escolha.

INVISTA NOS EQUIPAMENTOS CERTOS PARA COMEÇAR A PEDALAR

O capacete é um acessório fundamental ao começar a pedalar
Os capacetes da marca sueca POC são conhecidos por seu design sofisticado e alta qualidade. Encontre aqui.

Além de escolher a bike que mais se adequa ao pedal que você pretende fazer, é importante achar os acessórios que vão garantir seu conforto e segurança. O principal deles é, sem dúvida, o capacete.

Existem muitos modelos disponíveis, desde os mais simples até os aerodinâmicos com tecnologia de ponta. O importante é que o capacete cumpra seu papel de proteção. Escolha um do qual você realmente gosta, o que aumentará as chances de você usá-lo o tempo todo.

Para pedalar na estrada, a melhor opção de vestuário são os kits de ciclismo, compostos por jerseys (as camisas de ciclismo com bolsos traseiros), shorts ou bretelles (vestes que lembram um shorts com suspensório embutido) e meias.

Você pode começar a pedalar em pedais plataforma, calçando seus tênis de sempre, mas ao evoluir no esporte você provavelmente vai passar a preferir sapatilhas e os pedais “clipáveis”, nos quais as sapatilhas ficam presas – o encaixe e desencaixe é uma arte a ser aprendida.

ACESSÓRIOS PARA COMEÇAR A PEDALAR

Como na escolha da bike, escolha sua sapatilha de acordo com o seu estilo de pedal, a frequência e distância que você pretende cumprir e, claro, o tanto de dinheiro que você tem para investir.

Uma boa caramanhola (a garrafinha feita para ser levada na bike) e algumas ferramentas essenciais, como um canivete de ciclismo, uma bomba e câmaras reserva, completam o kit do iniciante preparado.

Quem pretende pedalar à noite também deve investir em boas luzes de sinalização, principalmente para garantir que outros veículos são capazes de te ver.

AJUSTE A ALTURA DO SELIM

A altura do selim é um dos ajustes mais importantes na hora de garantir um pedal eficiente e confortável. No entanto, a maioria dos iniciantes erra neste quesito, causando um pedalar ineficiente e muitas vezes dolorido e incômodo.

Ao contrário do que pode parecer intuitivo, você não deve conseguir tocar o chão com os pés com facilidade enquanto estiver montado no selim.

Para encontrar a altura ideal do selim, observe (ou peça para um amigo observar) o movimento das suas pernas durante o pedal. Quando seu pé estiver na posição mais baixa da rotação, sua perna deve estar cerca de 90% esticada.

Para um ajuste ainda mais preciso, que vai medir também outras proporções entre seu corpo e a bicicleta, a melhor estratégia é fazer um bike fit. Este processo analisa sua postura em cima da bicicleta e encontra as melhores configurações na bike para otimizar o seu pedal.

O Bikehub tem um espaço dedicado ao bike fit na loja física em São Paulo, agende o seu pelo Whats’App aqui.

MANUTENÇÃO EM DIA

A oficina do Bikehub tem profissionais especializados, que pedalam há anos. Traga sua bike para a nossa oficina em São Paulo!

Manter a bicicleta em boas condições não só diminui as chances de quebra ou mau funcionamento como evita o desgaste prematuro das partes – o que poupa aborrecimento e gastos desnecessários.

Antes de sair para cada pedal, cheque a pressão dos pneus, o funcionamento dos freios e a lubrificação e limpeza da corrente – todos são itens que você consegue ajustar antes de sair de casa.

Periodicamente leve sua bike para uma revisão em uma oficina especializada, que vai checar o alinhamento das rodas, o cabeamento dos freios e o funcionamento das partes mecânicas, além de identificar possíveis problemas que você pode não ter notado.

LEVE UM KIT DE REPAROS COM VOCÊ

Ou melhor ainda, uma câmara reserva. É importante estar preparado para imprevistos e saber trocar um pneu. Ter a câmara reserva significa mais rapidez na hora da troca – você pode tentar remendar a câmara furada quando voltar para casa.

SAIBA USAR AS MARCHAS A SEU FAVOR

A prática faz a perfeição: pratique e entenda seu câmbio para saber como usar as marchas da bicicleta.

As marchas da sua bicicleta são suas melhores amigas na hora de subidas duras e para ganhar velocidade e “comer asfalto” em trechos longos e planos. Pratique e observe o que as mudanças causam, para entender como usar o câmbio a seu favor.

Algumas dicas básicas:

  • > O câmbio esquerdo mexe na coroa frontal.
  • > O câmbio direito mexe nas coroas traseiras (é este que você vai usar com maior frequência).
  • > Para garantir transições mais suaves, não faça muita força na hora de trocar de marcha, nem pedale para trás.
  • > Se você está pedalando muito rápido e não está sentindo nenhuma resistência, mude para uma marcha mais pesada – isso deve aumentar sua velocidade.
  • > Se você está fazendo muito esforço para pedalar, mude para uma marcha mais leve.
  • > Resumindo: trazer a corrente mais para perto da bike deixa o pedal mais “fácil”, e levar a corrente mais para longe da bike deixa o pedal mais rápido.

APRENDA A PEDALAR EM GRUPO

Aprender a andar no pelotão é um passo importante ao começar a pedalar
Entender o funcionamento do pelotão é fundamental para fazer parte dele sem colocar a segurança de ninguém em risco.

O pelotão tem regras e protocolos próprios, e você precisa conhecê-los para fazer parte dele. Se você nunca pedalou no pelotão, comece ficando mais atrás, para observar e aprender.

Não tenha medo de fazer perguntas e tirar dúvidas, já que a segurança do grupo depende de todos.

PARCERIA BIKEHUB E SURA

A Seguros SURA é parceira Bikehub. Através desta parceria, Bikehubbers como você podem contratar o Seguro Bici Sura, pensado exclusivamente para ciclistas e bicicletas, em até 10 x sem juros. Interessou? Clique aqui e saiba mais sobre esta oportunidade que o Bikehub e a Sura prepararam para você!

Sobre a Seguros SURA Brasil

A Seguros SURA está presente em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar e competitividade sustentável, a partir da gestão de tendências e riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno.


A Seguros SURA Brasil atua com foco em seguros para empresas e para pessoas com produtos de Seguro para Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas e Médias Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), Afinidades, Bicicletas, além do Seguro Residencial e seguro de automóvel de alto valor.

Ao todo, são mais de 350 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Goiânia, Bauru, Florianópolis, Londrina, Salvador, Piracicaba, São José do Rio Preto e Espírito Santo, que atendem todo o território nacional.

A presença em mais estados cria vínculos e possibilidades o entendimento do mercado e a geração de valor em todo o Brasil.

Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina, de acordo com o Instituto Great Place to Work (GPTW), além de 1ª companhia do setor de seguros do ranking.

Para obter mais informações sobre a Seguros SURA, acesse o site: www.segurossura.com.br.

Instagram: @segurossurabr
Facebook: SegurosSURABrasil
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/seguros-sura/