A dor na lombar é um incômodo comum para ciclistas. Veja estratégias para diminuir o problema.

A dor na lombar é um problema comum para quem passa horas sentado – mesmo se for no selim.

A dor na região lombar das costas é um problema bastante comum, e ainda mais proeminente entre ciclistas.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

Apesar de pedalar ser uma atividade muito saudável e que traz muitos benefícios ao corpo, passar horas no selim também significa manter as costas curvadas por longos períodos de tempo.

A dor na lombar vem principalmente do esforço feito pelos músculos anteriores do quadril ao passar muito tempo sentado e esticado para alcançar o guidão.

A maioria dos ciclistas reclama de dor na lombar especialmente em subidas, mas você pode continuar pedalando normalmente se a dor é pontual e desaparece após o pedal.

5 DICAS PARA DIMINUIR A DOR NA LOMBAR AO PEDALAR

dor na lombar ao pedalar
Ajustes simples podem ajudar a resolver a dor na lombar ao pedalar.

FIT PERFEITO

o bike fit previne a dor na lombar ao pedalar
O bike fit é o processo no qual a bicicleta é ajustada para se adaptar da melhor forma possível ao ciclista.

É importante que a sua bike esteja regulada para acomodar o seu corpo o melhor possível. A altura do canote, o posicionamento do selim e o comprimento do pedivela são fatores a serem levados em consideração em busca de maior conforto.

Mesmo se você já fez um bike fit na hora da compra, sentir dores é um indicador para voltar a consultar um profissional – agende sua sessão de bike fit com os nossos especialistas aqui.

ALONGUE-SE ANTES E DEPOIS

A dor na lombar vem do enrijecimento dos músculos frontais do quadril. As posturas do yoga da criança e do gato (abaixo) são movimentos fáceis que podem ser incorporados à sua rotina para soltar os músculos.

Postura da criança, alongando os músculos da lombar.
Postura do gato/da vaca – alongamento de músculos que ficam contraídos sobre o selim.

O ROLO É SEU AMIGO

dor na lombar ao pedalar

Mas aqui não estamos falando de rolos de treino e sim de rolos de espuma usados na liberação miofascial, que podem fazer milagres pelas suas costas doloridas.

Boa mobilidade da coluna e dos membros inferiores ajuda a reduzir o estresse na lombar. Use o rolo para massagear o quadríceps e a banda iliotibial (basicamente, as partes frontal e traseira das coxas) sempre que puder.

FOCO NO FORTALECIMENTO

Exercícios como a prancha são ótimos para o fortalecimento do core.

Um efeito colateral de esgotamento muscular nas costas é o enfraquecimentos dos músculos dos glúteos, o que significa que este grande grupo muscular deve ser sua prioridade no seu treino de fortalecimento.

Os músculos do tronco do corpo, comumente chamados de core (“centro”, em inglies), têm papel importante na estabilização do corpo e também devem ser fortalecidos visando um pedal mais confortável.

FAÇA UMA PAUSA

O descanso é parte fundamental de qualquer programa de treinos.

Mesmo fazendo todo o possível para prevenir e remediar dores nas costas, às vezes é preciso dar um tempo. Preste atenção aos sinais que o corpo da, principalmente no dia seguinte ao pedal.

Dores nas costas que persistem no dia seguinte ou que descem para as pernas são sinais de preocupação. Se você sentir estes sintomas, ou fraqueza ao pedalar, procure a orientação de um médico.

* Com informações da revista Bicycling e do portal Cycling Weekly.