Dicas para deixar sua bike menos vulnerável caso você precise parar e o cadeado tenha ficado em casa.

Cadeados em forma de “U” abertos com chave, os chamados U-locks são
considerados uma das opções mais seguras para prender a bicicleta.

Infelizmente, bicicletas são alvos cobiçados, e por isso nós fazemos nosso melhor para sempre protegermos a(s) nossa(s) – o seguro Bici Sura é uma excelente opção para poder pedalar mais tranquilo.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

No entanto, às vezes imprevistos acontecem, e você se encontra em uma situação onde precisa deixar a bike sozinha por alguns momentos – sem o cadeado. Uma parada para tomar um café, uma ida ao banheiro ou uma visita de última hora ao supermercado. Como proceder?

Aqui, trazemos algumas ideias para você improvisar um pouco mais de segurança em um momento de aperto – lembrando que o ideal é sempre deixar a bicicleta estacionada em lugares seguros e presa com cadeados confiáveis, de preferência com os chamados U-Locks, aqueles em formato de U.

ESCONDIDA OU À VISTA?

Há duas formas de pensar aqui. Você pode deixar sua bicicleta em um lugar menos visível para que possíveis ladrões não a encontrem, ou deixá-la em um lugar mais acessível, mas onde você também consiga ficar de olho nela.

Se você planeja demorar um pouco, a melhor alternativa é deixar a bike onde você consiga vê-la e tenha mais tempo para reagir caso aconteça algum problema.

TIRE A RODA DA FRENTE

Tire a roda da frente e leve com você. A não ser que o ladrão esteja de carro, ele não vai conseguir sair andando com ela com facilidade.

SOLTE A CORRENTE

Muitos ladrões não planejam seus roubos, mas sim agem de acordo com as oportunidades que encontram. Se você soltar a corrente da bike será difícil pedalar nela, a não ser que o ladrão perceba antes. E mesmo assim vai demorar mais tempo para que isso aconteça, o que aumenta suas chances de evitar o roubo.

USE AS TIRAS DO CAPACETE

Uma coisa que você (quase) sempre terá com você é o seu capacete. Encontre um poste onde encostar a sua bike e, do lado do poste, use as tiras do capacete para prender a roda traseira ao seat tube da bicicleta. O ladrão não verá o capacete e, ao pedalar, as tiras vão se enrolar nos raios, o que também funciona como um impedimento.

DEIXE A BIKE NA MARCHA MAIS PESADA

Antes de estacionar, coloque a bicicleta na marcha mais pesada. Deste jeito, se um oportunista tentar pedalar, vai levar mais tempo para sair do lugar – o que significa mais tempo para impedir o ladrão de levar a bike.

LEVE O SELIM COM VOCÊ

Variante da opção “levar a roda da frente com você”, esta é uma estratégia para deixar a bike (bem) mais difícil de pedalar, o que pode fazer um ladrão de ocasião perder o interesse.

TRAGA A BIKE COM VOCÊ

Existem muitos lugares que não são “feitos” para abrigar bicicletas, mas você pode tentar explicar a situação e encontrar um lugar onde a bike ficará mais segura e não incomodará ninguém. Às vezes funciona.

IMPROVISE

As tiras do capacete (como já falamos), um lacre plástico (tipo “enforca-gato”) ou mesmo um elástico de prender coisas na bike podem servir como formas de “prender” sua bike. Claro que não são métodos muito seguros, mas servem para aumentar o tempo de ação necessário para conseguir roubar a bike, atrapalhar a fuga no pedal ou ambos.

Também vale parar a bike perto de outras bikes trancadas, para criar a ilusão de que a sua também está presa. De preferência, perto de uma mais valiosa que a sua, que sirva como um alvo melhor no lamentável caso de um roubo.