Saiba como levar a bike no avião ou ônibus até seu destino favorito, sem histórias tristes.
Conhecer uma cidade nova de bicicleta ou explorar percursos famosos de bike é sempre uma ótima opção de turismo. Porém nem sempre é tão fácil levar sua bicicleta para viajar com você.
>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub!
Na hora de decidir se você vai alugar uma bicicleta no seu destino ou se vai levar a sua própria, é importante lembrar do custo e dos riscos de viajar com uma bike.
A maioria das companhias aéreas cobra taxas para transportar bicicletas, e não faltam histórias tristes de bikes danificadas após um voo.
Abaixo, reunimos algumas dicas para facilitar a viagem com a sua bike. Lembre-se sempre de checar o site da sua companhia aérea antes de viajar para se informar melhor sobre as políticas adotadas.
COMO LEVAR A BICICLETA NO AVIÃO
PREPARANDO A BICICLETA PARA A VIAGEM
Existem malas especiais para bicicletas, comumente chamadas de mala-bike. Mas em algumas companhias aéreas é possível entregar a bicicleta para o check-in sem que ela esteja dentro de uma mala específica.
Uma opção é transportar a bike em uma caixa de papelão, que você pode pedir para um mecânico ou em uma loja especializada.
Se esta for a sua escolha, atenção com as peças e componentes: tire os pedais e vire o guidão para acomodar a bike na caixa. Nos dois casos, procure preencher os espaços vazios da embalagem com espuma, papel bolha ou jornal, para evitar choque entre as peças e protegê-las melhor.
>> OUÇA O PODCAST BIKEHUB 22, SOBRE EXPERIÊNCIAS CICLÍSTICAS NO RIO DE JANEIRO, com Daniel Kullock, da Rio Cycling.
Alguns lugares também permitem que a bike embarque apenas embrulhada em papel bolha ou filme plástico, sem os pedais e com o guidão virado e preso ao quadro.
➡️ Geralmente, uma mala-bike flexível funciona melhor do que uma rígida. Apesar de oferecerem maior proteção, os modelos rígidos costumam ser pesados e ocupar mais espaço.
➡️ Cartuchos de CO2 não podem ser levados no avião – nem como bagagem nem como mala de mão. Compre os seus no seu destino, ou opte por uma bomba de ar de mão.
COMO LEVAR A BIKE NO AVIÃO: DICAS PARA DRIBLAR TAXAS ABUSIVAS
➡️ Entre para um programa de milhagem. Muitas vezes, isso dá direito a um limite maior de peso e tamanho na bagagem despachada.
➡️ Alguns aeroportos menores cobram taxas mais baratas para lidar com bagagens fora do padrão. Confira se este é o caso em algum aeroporto próximo ao seu destino final – a diferença de preço nas taxas pode compensar a diferença de preço na passagem.
➡️ Verifique as condições específicas oferecidas por sua companhia aérea e até em que avião você vai viajar. Modelos menores podem não acomodar bicicletas ou mala-bikes.
➡️ Se possível, imprima ou tire um print da tela do site da companhia aérea com as instruções para transporte de bicicletas. Podem ser úteis na hora de falar com o agente de check-in.
➡️ Algumas companhias aéreas cobram menos para levar uma bagagem de tamanho excessivo do que uma bicicleta. Nesses casos, compensa desmontar a bicicleta e embalá-la em um formato mais padrão.
➡️ Veja o custo de enviar a bicicleta separadamente para o seu destino. Pode ser mais barato do que transportá-la como bagagem.
➡️ Pesquise as taxas cobradas por cada companhia aérea antes de comprar a passagem, já que podem variar (e muito).
➡️ Seja gentil com o agente do check-in. Muitas vezes é a boa vontade dele que vai fazer a diferença entre embarcar a bike sem problemas e ter muita dor de cabeça.
COMO LEVAR A BIKE NO AVIÃO: OUTROS CUIDADOS
➡️ Antes de viajar, verifique as condições de seguro da bike oferecidas pela companhia aérea.
➡️ Na chegada, desembrulhe a bike e verifique que tudo está OK antes de passar pela alfândega – depois disso, fica quase impossível responsabilizar a companhia aérea por quaisquer danos causados durante o transporte.
➡️ Não esqueça de levar as ferramentas de que vai precisar para fazer os ajustes necessários na bike quando chegar ao seu destino.
E SE EU FOR DE ÔNIBUS?
Levar a bicicleta em viagens de ônibus pelo Brasil é praticamente uma loteria. De acordo com a lei, as empresas são obrigadas a transportar volumes de até 30 kg e que não ultrapassem um metro de tamanho em qualquer direção.
Por essa regra, seria facilmente possível transportar bikes desmontadas e devidamente embaladas. Mas na prática, é o motorista quem vai determinar o embarque da sua bicicleta. Seja gentil, arme-se de paciência e boa sorte.