Não saia de casa para desbravar quilômetros em cima do selim sem ter dominado estas oito habilidades antes.

Pedal na estrada
Pedalar na estrada com segurança e eficiência exige o domínio de algumas habilidades básicas.

Quando dizemos que algo é “como andar de bicicleta”, queremos dizer que é uma coisa que, depois de aprendermos, nunca mais esquecemos. Mas andar de bicicleta pode não ser tão simples quanto parece, principalmente no ciclismo de estrada.

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É claro que existem muitas modalidades dentro do ciclismo e muitas formas de pedalar, desde o ciclismo competitivo de alto rendimento até o pedal de domingo no parque com a família.

Aqui, vamos falar de algumas habilidades que são imprescindíveis para quem pratica ciclismo de estrada – na modalidade também conhecida como road ou speed.

Não se preocupe se você ainda não está totalmente à vontade com alguma delas, pois sempre é tempo de aprender. Como diz o ditado, “a prática faz a perfeição”.

Treine cada um destes talentos e não tenha medo de recorrer a ciclistas mais experientes, grupos de treino ou assessorias esportivas especializadas para te dar orientações e refinar suas capacidades no pedal.

1. SAIBA PARA ONDE OLHAR

Pedalando, nosso instinto natural é olhar para baixo, para o trecho de estrada diretamente à nossa frente. Isso, no entanto, pode significar que você está deixando de ver coisas importantes, como um buraco à frente, uma curva fechada que se aproxima ou um carro com comportamento suspeito na faixa oposta.

Nossos corpos e nossas bikes tendem a ir para onde olhamos, então concentre o olhar no lugar para onde você quer ir. O melhor é observar sempre um pouco à frente para identificar perigos e obstáculos, e então ajustar a bike de acordo.

Ao pedalar em um pelotão, é fácil ficar tão focado na roda da frente que esquecemos de olhar à nossa volta. É importante manter a atenção mais à frente no pelotão, para perceber mudanças na cadência do grupo e notar quando os ciclistas na dianteira desviam de obstáculos.

Olhar para trás também é necessário às vezes, principalmente para verificar se há carros vindo na hora de fazer uma curva ou mudar de faixa. Antes de olhar para trás, certifique-se de que o caminho à frente está livre e não há obstáculos se aproximando.

2. ACOSTUME-SE A PEDALAR CLIPADO

Pedalar clipado aumenta o rendimento do pedal.

Se você trocou seus pedais plataforma por pedais de encaixe há pouco tempo, talvez ainda não esteja totalmente acostumado a “clipar e desclipar” (encaixar e soltar as sapatilhas dos pedais). Talvez você até tenha caído para o lado uma ou duas vezes. Não se preocupe, é normal.

Para aprender a pedalar clipado, escolha uma superfície plana e lisa. Encaixe o primeiro pé com o pedal na posição mais baixa, suba na bike e comece a pedalar normalmente.

Se você não conseguir encaixar o outro pé enquanto pedala, pare de pedalar (mas continue se movendo) e então encaixe a sapatilha no pedal.

Treine soltar a sapatilha do pedal enquanto a bike está em movimento (um leve movimento lateral do pé costuma ser suficiente para o desencaixe) para conseguir repetir o movimento sem problemas na hora de parar e apoiar no chão.

3. APRENDA A DOBRAR ESQUINAS

Abrir o ângulo da curva é a melhor estratégia para dobrar esquinas sem sofrer acidentes (Imagem: Reprodução Molly Hurford/Revista Bicycling).

De curvas amplas e espaçosas a contornos fechados, dobrar esquinas é algo que até os pros costumam treinar.

Para um ciclista iniciante, saber dobrar uma esquina garante uma curva confortável e segura. Para um profissional, garante segundos preciosos sem perder velocidade.

Em geral, o conselho é fazer estas curvas da forma mais ampla possível, para que você não tenha que fazer ângulos muito fechados com a bicicleta. No entanto, ao pedalar na estrada, é preciso levar em consideração os carros que vêm na direção oposta.

Diminua a velocidade ao se aproximar da curva e não quando já estiver virando. Da mesma maneira, posicione suas mãos para a curva antes da curva – mudar da parte de cima do guidão para o drop durante a curva pode causar instabilidade.

Ao se aproximar da esquina, abra o ângulo da curva o máximo possível sem ultrapassar a faixa amarela do meio da estrada, fechando o ângulo novamente após ultrapassar a esquina. O pedal “de dentro” fica para cima para evitar a chance de contato com o chão, e o peso do corpo fica apoiado no pedal “de fora” (que estará na posição inferior).

4. SAIBA DIMINUIR E PARAR SUAVEMENTE

O freio não é um botão de liga e desliga: é preciso reduzir aos poucos e antes do momento da parada total.

Conseguir usar os freios da sua bicicleta sem causar paradas bruscas é crucial. Uma maneira prática de pensar a frenagem é como se fosse uma lâmpada com dimmer (controle de intensidade) e não um interruptor de liga/desliga.

Durante o seu próximo pedal, teste seus freios para entender melhor sua capacidade e aprender exatamente a modular sua potência. O objetivo sempre deve ser conseguir diminuir sua velocidade antes de realmente precisar parar, seja para fazer uma curva, desviar de um obstáculo ou parar no farol.

Em situações de pânico, nosso reflexo sempre é apertar os freios com tudo, seja dirigindo um carro ou pilotando uma bicicleta. É melhor evitar estas paradas abruptas, mas se você precisar parar de uma hora para outra, acione os dois freios ao mesmo tempo (dianteiro e traseiro) e jogue o peso do corpo para trás, para evitar “voar” sobre o guidão.

5. SAIBA APROVEITAR O VÁCUO NO CICLISMO DE ESTRADA

Aproveitar o vácuo dos ciclistas à frente é um método usado para poupar energia no ciclismo de estrada.

“Pegar o vácuo” é um hábito clássico no ciclismo de estrada, inclusive em pelotões profissionais.

A estratégia consiste em se posicionar de maneira a aproveitar o ciclista da frente para quebrar o vento e poupar energia. Mas pegar o vácuo do ciclista da frente, principalmente em um pelotão, é coisa séria – não tente aprender a pegar vácuo em um pedal de lazer.

Pratique primeiro com um amigo mais experiente, e comece com bastante distância entre a sua roda dianteira e a roda traseira do ciclista à frente (cerca de um metro). Ciclistas profissionais mantêm poucos centímetros entre uma roda e outra, mas você não precisa ficar tão perto para aproveitar o vácuo do colega.

Quando estiver pegando o vácuo de alguém, mantenha-se alerta e preste atenção aos movimentos e aos sons do ciclista à frente – eles vão indicar mudanças de direção e ritmo.

Tanto se você estiver à frente, atrás ou no meio de um pelotão, evite mudanças bruscas de velocidade para não causar acidentes.

6. PRATIQUE SUBIDAS NO CICLISMO DE ESTRADA

Subidas: ame-as ou odeie-as, elas são parte inevitável do pedal.

Subidas podem não ser uma habilidade que você precisa – nem quer – praticar, mas saber encará-las faz parte de ser um bom ciclista.

Pegue na parte de cima do guidão na hora de pedalar em uma subida. Querer segurar pelo drop (a parte mais baixa do guidão) curva o seu corpo para a frente, pressionando os pulmões e limitando sua respiração, o que diminui seu rendimento.

Salvo em subidas curtas onde é possível ver o topo, permaneça sentado no selim. Você pode levantar e dar algumas pedaladas em pé para mudar a posição do corpo, mas evite ficar em pé por muito tempo, pois esta posição desperdiça energia.

Não se preocupe muito com a sua cadência – a velocidade com a qual você está girando os pedais. Tente manter a constância, puxando e pressionando os pedais igualmente, utilizando todos os seus músculos.

Resista à tentação de pedalar o mais forte possível desde o começo. Nas subidas, especialmente as mais longas, é importante manter o ritmo. Tente experimentar muitas subidas diferentes – curtas, longas, íngremes e suaves – para melhorar suas habilidades nelas.

7. NÃO ESQUEÇA DAS DESCIDAS NO CICLISMO DE ESTRADA

Descidas são relaxantes, mas é importante manter-se alerta.

A descida é o momento de moderar a velocidade e relaxar, mas com concentração. Mantenha-se alerta (se você estava ouvindo música, considere o silêncio neste momento) e com os olhos na estrada.

A descida também é o momento ideal para pedalar com as mãos no drop do guidão e os dedos prontos para frear e modular a velocidade conforme necessário. Quanto mais baixo seu corpo estiver, mais estável você ficará sobre a bike – pode dar medo no começo, mas é a posição mais segura.

Mantenha seu peso bem distribuído entre as duas rodas, e apoie o peso do corpo no pedal que estiver na posição inferior para ganhar estabilidade (isso muda de acordo com as curvas que você faz). A intenção é “flutuar” sobre a estrada, com o tronco acionado e os membros mais relaxados, agindo como uma suspensão.

A segurança deve estar em primeiro lugar na hora de encarar uma descida. Sempre diminua a velocidade antes de uma curva e presuma que há um carro vindo na direção oposta no caso de uma curva fechada em que não é possível ver a outra pista.

Descidas podem ser divertidas, mas exigem cautela. Não é o momento de apostar corrida nem de tentar ultrapassar o colega.

8. SAIBA USAR SUAS MÃOS

O bom posicionamento das mãos no guidão garante equilíbrio e estabilidade.

Comer e beber durante o pedal é uma habilidade importante, e conseguir remover a caramanhola do suporte e devolvê-la a ele, bem como alcançar o gel ou a barrinha no seu bolso sem se desequilibrar são gestos fundamentais.

Aproveite as paradas, como em um farol, para se hidratar e se alimentar com mais facilidade. Mantenha o olhar onde você está indo enquanto alcança a água ou o alimento, para evitar mudanças de rumo não programadas.

Se possível, teste pegar a água ou a barrinha/gel enquanto pedala em uma bicicleta indoor, e sempre deixe o alimento no bolso da jersey que tiver mais fácil acesso para você (geralmente o da direita se você é destro e o da esquerda se for canhoto).

Ao se hidratar ou se alimentar, é natural diminuir a velocidade. Mas lembre-se de manter-se veloz o suficiente para que a bike não fique instável e você perca o equilíbrio. Pratique estas habilidades mesmo em pedais curtos, e em breve você já estará mais à vontade.

  • Com informações da revista Bicycling e do portal Cycling Weekly