Como saber se já é hora de tomar mais líquidos – antes, durante e depois do pedal.

Trazer uma caramanhola cheia de água para o pedal pode parecer o suficiente para evitar a desidratação, mas a verdade pode ser outra.

A maioria das pessoas já está 2% desidratada na maior parte do tempo, de acordo com Doug Casa, pesquisador do The Korey Stringer Institute, em Connecticut, nos EUA, que realiza estudos de prevenção à insolação.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

Estar desidratado, mesmo que só por 2%, pode ter efeitos prejudiciais às funções cognitivas, de acordo com estudos publicados na revista Medicine and Science in Sports and Exercise de 2018.

Quando está quente e úmido, é crucial entender como se hidratar antes, durante e após o pedal, já que a sede não é o principal sinal de desidratação.

5 sinais de desidratação durante o pedal

1. Seu coração acelera

O que acontece: Sentir os batimentos cardíacos muito altos durante o pedal é um dos possíveis sinais de desidratação. A desidratação causa uma diminuição no volume de sangue no corpo, engrossando o sangue e dificultando o trabalho do coração de bombear sangue para os músculos.

O que fazer: Reidratar-se assim que possível é fundamental. Mas reidratar-se é mais do que apenas beber água. Como perdemos tanto água quanto eletrólitos (os minerais sódio, potássio, cloreto e bicarbonato), é importante repôr os dois ao lidar com os sintomas. Adicionar uma mistura esportiva com eletrólitos à água ou escolher drinks esportivos com estas características ajuda muito a trazer os níveis de fluidos e eletrólitos de volta ao normal.

Se os seus batimentos cardíacos estiverem muito acima do normal, no entanto, o recomendável é diminuir o ritmo até que eles voltem ao normal.

2. Você se sente tonto repentinamente

O que acontece: Seu cérebro é 80% água, e portanto até mudanças pequenas no seu nível de hidratação podem causar sintomas como a tontura. A perda de eletrólitos também pode afetar a comunicação entre o cérebro, os músculos e células nervosas do corpo.

Além do quê, o volume de sangue reduzido também diminui a quantidade de oxigênio e outros nutrientes que seus órgãos – inclusive seu cérebro – recebem, o que também leva à tontura.

O que fazer: Se você está se sentindo tonto durante o pedal, a primeira coisa a fazer é parar, para evitar o risco de cair e causar danos muito maiores.

Em seguida, priorize os eletrólitos. Da próxima vez, não espere os sintomas aparecerem. Hidratar-se durante o pedal mantém os níveis de fluido e eletrólitos regulados e previne a desidratação.

3. Você sente uma dor de cabeça latejante

O que acontece: Muita coisa pode causar dores de cabeça, mas se você começou o pedal bem, não se hidratou e agora está com uma dor de cabeça, a desidratação provavelmente é a causa do problema. A desidratação causa o encolhimento do cérebro, que se afasta do crânio e causa desconforto às membranas ao seu redor.

O que fazer: Ingerir mais líquidos, claro. Também vale tomar um analgésico ao qual você esteja acostumado. Da próxima vez, hidrate-se bem antes de sair para pedalar, para que uma possível falta de fluídos durante o pedal não estrague o treino ou passeio.

4. Sua pele tem aparência seca ou dura

O que acontece: Nossa pele é formada por 2/3 de água. Na tentativa de reter líquidos, a produção de suor diminui na desidratação, o que causa o aumento da temperatura corporal. E isso pode levar a pele a ter uma aparência seca ou menos elástica enquanto o corpo redireciona sua água para órgãos mais vitais.

O que fazer: Se seu corpo já chegou a este nível, é necessário se reidratar imediata e frequentemente. Também é um sinal de que você precisa prestar atenção à pré-hidratação.

Encher o tanque antes de atividade de resistência, como o pedal, muitas vezes é uma parte ignorada e é algo muito importante para um atleta. Uma estratégia comum é começar a beber sua bebida esportiva favorita 12 a 24 horas antes do pedal.

5. Sua urina está muito escura (ou fedida!)

O que acontece: Seus rins controlam seu estado de hidratação. Eles podem expelir água quando você já tem o suficiente ou segurá-la quando a desidratação começa a aparecer. A cor e o cheiro da urina têm relação direta com o que é excretado dos rins. Quando o corpo fica desidratado e há menos água para diluir os resíduos, a urina se torna gradualmente mais concentrada, escura e de cheiro mais forte.

O que fazer: Este é um aspecto no qual você pode ficar de olho durante o pedal, especialmente se forem percursos mais longos e demorados. A cor da urina deve ser amarelo claro. Se for mais escura do que isso, você não está se hidratando direito.

Da próxima vez que parar para ir ao banheiro, observe seu xixi e veja se a cor melhorou. Se não melhorar, continue fazendo ajustes na sua hidratação.